Atividade avaliativa - Agosto - 6º ano - Água

16/08/2012 21:26

 

Atividade avaliativa de pesquisa

- Leia atentamente as perguntas.

- Não há uma forma única de responder as perguntas. Use seu conhecimento, o que discutimos em sala de aula e leituras.

- As respostas devem ser escritas em folha do bloco de fichário, com nome e identificação das questões.

- Não copie informações inteiras de site ou livro. Construa sua própria resposta usando esses recursos.

- A entrega deve ser realizada no dia 20/08/2012, em aula.

 

1) Em dias frios, os vidros ficam embaçados ao lado de dentro de um veículo com as janelas fechadas, principalmente em dias frios e quando há pessoas dentro dele. Explique por que isso acontece.

 

2) Depois do banho, Mauro enxuga o corpo com a toalha e ao invés de pendurá-la, a joga num canto do banheiro, deixando-a amarrotada. Sua irmã fez diferente: depois de se enxugar, pendura a toalha no banheiro. Explique por que a toalha de Mauro provavelmente estará úmida no dia seguinte, e a de sua irmã estará seca. Considere que ambas ficaram no mesmo ambiente, na mesma temperatura.

 

3) A presença de coliformes fecais nas águas indica necessariamente a sua contaminação por microrganismos patogênicos? Explique.

 

4) Calcule a média diária de água gasta por pessoa em sua casa. Para isso, veja quantos metros cúbicos estão registrados na conta de água no mês e divida por 30 dias. Converta esse valor para litros  (1 m³ = 1 mil litros) e depois divida pelo número de pessoas da casa. Qual foi o resultado? Este resultado está dentro do razoável, que é de cerca de 100 a 150 litros por pessoa? Indique atitudes possíveis que poderiam ser tomadas para diminuir ou manter a quantidade de água gasta em sua casa.

 

5) Imagine que um veneno fosse jogado na água de uma lagoa e matasse somente os organismos que tivessem clorofila (vegetais). Que consequências isso teria para os animais da lagoa? E para os microrganismos decompositores? Explique.

 

6) Por que é importante que os serviços de saúde pública sejam rapidamente notificados quando uma pessoa manifesta os sintomas de alguma doença grave, transmissível, como cólera ou leptospirose? Que tipo de obra pública pode ajudar no combate à leptospirose?