Célula - o que é?

02/03/2013 16:01

As células estão presentes em todos os seres vivos. São elas que nos dão vida! Se nossas células morressem, nós também morreríamos. Por isso, ela é chamada de unidade básica ou fundamental dos seres vivos.

Nós somos formados a partir de uma única célula (o zigoto - que vem da união de um espermatozoide, do nosso pai, e um óvulo, da nossa mãe). E a partir do zigoto, todas as células que temos hoje são formadas.

As células, em sua maioria, não são vistas a olho nu, e só com a ajuda de um microscópio. Um exemplo de célula vista a olho nu é a gema de ovo.

A célula tem vários compartimentos responsáveis por coisas diferentes (produzir energia pro nosso corpo, se reproduzir, guardar nutrientes, entre outras funções). Além disso, ela tem um núcleo, onde está guardado nosso material genético (DNA e RNA).

Nossas células tem formatos diversos! Podem ser arredondadas, pode ser ondulada, pontuda, estrelada, como podemos ver na imagem abaixo:

O conjunto de células com a mesma função forma um tecido. Por exemplo, o conjunto de células adiposas (responsáveis por guardar gordura em nosso corpo) forma o tecido adiposo. E o conjunto de vários tecidos formam um órgão. A pele, por exemplo, tem tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido muscular, tecido sanguíneo, entre outros. E o conjunto de órgãos forma um sistema. O sistema respiratório é formado de faringe, laringe, traqueia, brônquios, pulmões. E o conjunto de todos os sistemas forma um organismo.