Consumo consciente - agricultura ameaçada

05/10/2011 22:59

 

17/08/2011

CONSUMO CONSCIENTE

Agricultura ameaçada

FAO alerta para aquecimento global e escassez de água no setor agrário
Da Redação da Revista Cyan

Agricultura ameaçada

O relatório "Mudanças Climáticas, Água e Segurança Alimentar", divulgado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no começo de junho, prevê mudanças climáticas que afetarão a agricultura, reduzindo a quantidade de água disponível para a produção de alimentos.

aquecimento global, que há muito vem sendo discutido, deve elevar as temperaturas e causar a evaporação de rios e aqüíferos no mundo, que já demonstram um estresse hídrico, ou seja, o volume reposto pelos processos naturais não é suficiente para repor a água extraída para consumo humano.

derretimento das geleiras também contribuirá para a escassez de água nos próximos anos. As chuvas aumentarão nos trópicos e em latitudes mais altas, mas serão ainda menos constantes nas regiões secas ou semi-áridas, causando a perda de umidade do solo - que também acarretará redução da produtividade no campo.

Para minimizar os problemas causados pela falta de água, a FAO propõe melhorias na administração dos recursos, adotando padrões de cultivo eficiente, como: alterar ciclos de plantio para otimizar a irrigação e adotar sistemas agro-florestais, que, por reduzirem a temperatura do solo, reduzem a evaporação e ajudam o solo a reter água, o que conserva a qualidade da terra e, consequentemente, sua fertilidade.

Também existem iniciativas como a contabilidade de água, que mede a quantidade de água utilizada em diversas atividades econômicas. Ao medir a quantidade de água utilizada, é possível focar esforços para desenvolver novas tecnologias e processos e reduzir seu consumo.

 

Fonte: Movimento Cyan, www.movimentocyan.com.br