O que são plaquetas?

25/09/2012 18:57

As plaquetas são pedaços de glóbulos brancos gigantes (megacariócitos) que são formados na medulaóssea. São encontrados em uma gota de sangue cerca de 150.000 a 400.000 plaquetas.

São elas que protegem o organismo contra perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e liberam uma substância que havia dentro dela que contrai o vaso e assim, diminui a perda de sangue. Logo após, as plaquetas se juntam e grudam no local lesado, formando uma espécie de tampão que impede a saída de sangue.

Em cerca de 30 a 60 minutos após a formação do coágulo, forma-se a "casca" da ferida.

Durante aproximadamente 5 dias as plaquetas circulam no sangue, depois disso, elas são destruídas por um órgão: o baço.

Se o baço não destruir essas plaquetas, podemos ficar com excesso de plaqueta no sangue, o que pode levar a um problema chamado trombocitose ou plaquetose, em que são formados coágulos nos vasos sanguíneos, podendo parar a circulação sanguínea em algum vaso sanguíneo.

Da mesma forma, se tivermos menos plaquetas do que o normal, teremos problema de coagulação do sangue, levando a casos de trombocitopenia ou plaquetopenia. E se nossas plaquetas não estiverem funcionando de forma normal, podemos ter alguma doença como Doença de von Willebrand, Síndrome Scott, Trombastenia de Glanzmann e Síndrome de Bernard-Soulier.

 

A imagem abaixo é uma foto feita por microscópio do sangue humano. As setas com o número 1 estão mostrando as hemácias e as setas apontando o número 2  estão mostrando as plaquetas. Os componentes do sangue estão corados de roxo, por isso estão com essa cor.