Parceria entre empresa e ONG na luta contra o extermínio de tubarões.

16/08/2011 00:28

 90% dos tubarões no mundo foram exterminados!

A empresa inglesa de cosméticos Lush fez uma parceria com a Organização Não-Governamental Sea Shepherd Conservation Society para conscientizar das problemáticas decorrentes do finnig.

Finning é uma prática de pesca destrutiva, na qual o tubarão é capturado e suas barbatanas cortadas. O resto do animal é jogado de volta ao mar, onde acaba morrendo.

A cada ano, o número de tubarões mortos por esta prática chega a 100 milhões, causando danos a suas populações. As barbatanas de tubarão são consideradas iguarias em algumas partes do mundo, principalmente no leste da Àsia, onde uma sopa de barbatana pode chegar a valer 100 dólares. 

Nos últimos anos, alguns países, como os Estados Unidos, já proibiram o "finning" de tubarões, mas ainda é praticado em muitas partes do mundo, como América do Sul e Austrália, contribuindo para o declínio das espécies.

O tubarão-azul, por exemplo, está em grave perigo de extinção, e é a espécie mais encontrdas nas sopas de barbatanas.

Assista o vídeo clicando na imagem abaixo e saiba mais sobre a parceria entre a empresa de cosméticos e a ONG de conservação preocupadas com a prática de "finning".

Fonte: Sea Shepherd Conservation Society, https://seashepherd.org.br/, acesso em 16 de agosto de 2011.

          Discovery Channel, https://www.discoverybrasil.com/tubaroes, acesso em 16 de agosto de 2011.