Por que suamos frio quando sentimos medo?

06/11/2011 21:37

 

Saiba mais sobre como nosso corpo reage a situações assustadoras

Por: Rafael Freire, Instituto de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado em 19/10/2011 | Atualizado em 19/10/2011

Por que suamos frio quando sentimos medo?

Ilustração: Cruz

Você está fazendo um passeio pela floresta e, de repente, um urso faminto sai da caverna correndo na sua direção. Seu coração quase salta pela boca e os pelinhos do seu braço ficam todos em pé. Suas pernas parecem que ganham um motorzinho e você corre como um atleta. Ao mesmo tempo, uma onda gelada percorre seu corpo e você sua frio. Tudo isso foi disparado pelo medo, que pegou você no susto!

Tudo bem, você pode não topar com um urso na floresta, mas um cachorro feroz em uma rua deserta talvez, não é mesmo? O suor frio é apenas uma das muitas reações de nosso organismo diante de uma situação de estresse ou ameaça.

Em consequência do medo, o nosso corpo sofre uma revolução. De maneira resumida, o cérebro sinaliza para o coração que é hora de acelerar, bombeando mais sangue – ah! e com muita adrenalina (substância que prepara o corpo para grandes esforços) – para os músculos, a fim de que eles funcionem melhor. Enquanto isso, por conta do excesso de sangue direcionado aos músculos, os órgãos do abdome e a pele passam a receber menos sangue, e é essa a razão pela qual a gente sente a sensação de frio na barriga, a pele gelada pelo suor e começa a tremer - brrrr!

Essa mudança brusca no funcionamento do corpo nos prepara para correr ou lutar, exatamente como acontecia com os homens das cavernas. Naquele tempo, eles precisavam conviver com animais enormes, como os ursos pré-históricos. Se eram pegos, ainda tinham alguma chance de escapar, por conta da pele molhada de suor, que ficava mais escorregadia, facilitando a fuga.

Hoje não precisamos mais fugir de ursos, mas outras situações nos fazem suar frio de medo, não é mesmo?

 

Fonte: Ciência Hoje das Crianças