Projeto de Observação dos Ventos

06/11/2011 21:08

 

Projeto “Observação dos ventos”

 

            Este projeto consiste em observar os ventos que sopram ao longo de duas semanas. Para isso, utilizaremos uma biruta, que indicará a direção do vento. As informações que devem ser coletadas e anotadas na caderneta de observações são as seguintes:

 

Localização da biruta: Anote onde a biruta da sua equipe foi colocada na Escola.

Horário da coleta: Você deve anotar a hora em que você e sua equipe fizeram a observação da biruta. Não é necessário que a biruta seja visitada sempre no mesmo horário, mas é importante que você anote o horário da observação.

Direção do vento: Na sua biruta foram colocados os pontos cardeais: N (norte), S (sul), L (leste), O (oeste), NE (nordeste – entre o norte e o leste), NO (noroeste – entre o norte e o oeste), SE (sudeste – entre o sul e o leste) e SO (sudoeste – entre o sul e o oeste). Observe para onde a boca da biruta está virada. Esta será a direção do vento.

Por exemplo:

 

   Biruta na posição da figura acima: vento Oeste. Perceba que a abertura da biruta está virada para o Oeste.


Biruta na posição da figura acima: vento Sudoeste (SO). Perceba que a abertura da biruta está virada para o SO.

 

Sol ou chuva: Este é fácil. É só você anotar se no dia em que você fez a observação estava chovendo ou não. Mesmo que no momento que você olhe a biruta não esteja chovendo, mas ao longo do dia chove, anote como “Chuva” na sua caderneta. Se o dia não está chuvoso, mas também não está aquele sol, pode anotar como “Sol”.

Quantidade de nuvens: Você pode ter algumas dúvidas de as nuvens são poucas, médias ou muitas. Neste caso, anote o que você achar mais correto.

Por exemplo:

 

Muitas nuvens:

Quantidade média de nuvens:

Poucas nuvens:

 

No final do período de observações analisaremos se existe alguma relação entre dias chuvosos e dias de sol, dias com nenhuma, poucas, média ou muitas nuvens, com o vento que estava soprando.