Relembrando e resumindo: Relações ecológicas

11/06/2012 22:42

Todos os seres vivos se relacionam em um ambiente, sejam eles de espécies iguais ou diferentes.

Essas relações entre os seres podem ser harmônicas, quando nenhum ser vivo envolvido sai prejudicado ou desarmônica, quando um deles sai prejudicado.

Nunca dois seres se relacionam para os dois saírem prejudicados. Sempre vai haver alguém que vai se beneficiar na relação, o outro pode ganhar também, ser neutro (não ganhar, nem sair prejudicado) ou sair perdendo.

 

Tipos de relações harmônicas:

- Sociedade: é a relação que ocorre entre seres da mesma espécie. Essa relação ocorre quando os seres dividem a moradia, alimento, tarefas para o bem do grupo como um todo. Aqui, todos saem ganhando com essa relação! Relembrando exemplos: formigas, cupins, abelhas, gorilas.

- Protocooperação: é a relação que ocorre entre seres de espécies diferentes. Nessa relação, os dois indivíduos envolvidos trocam favores e saem ganhando. Exemplos comentados em sala: peixe-palhaço e anêmona, caranguejo paguro e anêmona, pássaro anu e boi. (lembre de olhar como cada um sai ganhando nessas relações - é importante pra entender por que eles são exemplos de protocooperação).

- Mutualismo: aqui entra a famosa cantada que ensinei pra vocês "Não posso viver sem você, e nós dois somos muito felizes juntos". É a relação entre espécies diferentes, em que ambos trocam favores, de forma que um não conseguem viver um sem o outro - e essa é a diferença desta relação para a protocooperação. Exemplo: o líquen (que é uma relação entre alga e fungo).

- Comensalismo: é a relação entre espécies diferentes também, em que um sai ganhando e pro outro tanto faz a relação existir (é neutro). Essa relação tem a ver com comida - um deles se beneficia dos restos alimentares do outro. Lembra o exemplo que comentamos em sala? A rêmora e o tubarão.

- Inquilinismo: o nome da relação já fala - inquilino (ou seja, vai morar na casa de alguém). Aqui, a relação é entre espécies diferentes, um sai ganhando e pro outro tanto faz (é neutro). A diferença do comensalismo, é que um dos seres vai servir de abrigo/moradia para o outro. Esse que vai morar nesse abrigo é beneficiado, o que vai receber o inquilino é neutro. O exemplo bem comentado em sala foi o da bromélia e a árvore.

 

Tipos de relações desarmônicas:

- Predatismo: o nome também já diz - um é o predador - e essa palavra vocês já ouviram bastante! É a relação entre seres de espécies diferentes, em que um vai se alimentar do outro. Percebam que aqui, a presa (o ser que vai servir de alimento) vai sair prejudicado e o predador, vai ser beneficiado com comida. Exemplo: uma onça comendo uma capivara.

- Canibalismo: é parecida com o predatismo, mas aqui é entre seres da mesma espécie. Indivíduo da mesma espécie vai servir de alimento pro outro, seja por falta de espaço, por fome ou outra situação. Exemplos que comentamos em sala: aranha viúva-negra, peixe e filhotes.

- Parasitismo: é quando um ser vai viver dependendo do outro, ou seja, às custas do outro. A palavra parasita já lembra: vermes, piolho, pulga, carrapato... São seres que vão viver em outros seres, para assim conseguir sobreviver. Por exemplo, a lombriga vivendo em nosso intestino, vai se alimentar da comida que ingerimos.

- Competição: essa relação pode ser entre seres da mesma espécie ou seres de espécies diferentes. Acontece quando os seres lutam por algum motivo - seja espaço, fêmea, liderança. Um dos seres vai ser beneficiado e o outro prejudicado. Exemplo: gorilas lutando pela liderança do grupo, alces lutando pela fêmea.

 

Espero que vocês tenham relembrado bastante do que conversamos em sala!