Rio Ratones: Características, preservação, problemas que o rio enfrenta e transmissão de doenças na Vargem Grande

31/08/2011 19:29

Rio Ratones

 

Características

 

É o maior rio e bacia hidrográfica de Florianópolis.

A bacia do Rio Ratones abrange 61 km² de área, onde moram cerca de 40 mil pessoas, moradores dos bairros de Vargem Grande, Ratones, Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem Pequena, entre outros.

Dá nome a localizada de Ratones, o centro-norte da ilha, onde estão localizadas suas nascentes.

 

Preservação

O Rio Ratones atravessa a Estação Ecológica de Carijós, que abriga duas espécies ameaçadas de extinção: o jacaré-de-papo-amarelo e a lontra.

Na Bacia do Rio Ratones, foram descritas 33 espécies de peixes diferentes, incluindo tainha, robalo e linguado.

Quase toda a Bacia do Rio Ratones apresenta-se formada de ambientes característicos de preservação permanente, como manguezais, matas ciliares, restingas e Mata Atlântica.

 

 

 

Problemas que o rio enfrenta

Atualmente, a Bacia do Rio Ratones encontra-se bastante alterada, seus afluentes assoreados e poluídos, com inúmeros esgotos domésticos tendo como destino final os manguezais. A alteração na Bacia se deu devido ao desmatamento e aterros na construção da rodovia SC-401, e devido a ocupação urbana, sem saneamento básico.

O lixo também é um grande problema na região. É normal encontrar desde latas e garrafas de plástico até lixo hospitalar nos rios.

A poluição da Bacia aumenta nos meses de alta temporada, devido ao grande aumento do número de turistas na ilha.

Há grande preocupação com o sustento dos pescadores que dependem da qualidade do rio para pescar e com o turismo, que depende da conservação da biodiversidade e da qualidade dos rios que desaguam na baía Norte da ilha.

 

Doenças relacionadas à água

Em locais com saneamento básico deficiente (falta de água tratada, de rede de esgoto ou de alternativas adequadas para a deposição dos dejetos humanos), as doenças podem ocorrer devido à contaminação da água por esses dejetos ou pelo contato com esgoto despejado nas ruas ou nos córregos e rios.

 

Vargem Grande

O bairro Vargem Grande é drenado pela Bacia do Rio Ratones.

Na comunidade do bairro Vargem Grande é muito comum as pessoas procurarem o Posto de Saúde do bairro com sintomas de diarreia, provocadas devido à ingestão direta de água contaminada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% das diarreias agudas no mundo, estão relacionadas ao uso de água imprópria para o consumo, não tratada, a sistema de esgoto ausente e inadequado.

Os sintomas da diarreia incluem fezes moles ou líquidas, e também pode apresentar febre e vômito.

 

Referências: 

- Instituto Çarakura: https://www.institutocarakura.org.br/index.php?mod=pagina&id=10450

- Associação FloripAmanhã, https://floripamanha.org/2006/09/comunidades-cobram-execucao-de-obra-da-casan/

- Victorette & Brentano, 2010. Qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Ratones, Florianópolis/SC, nas estações de primavera e verão.

 

 (Trabalho construído por estudantes do 6º ano).