Seção "Perguntas e Respostas sobre o Universo" construída pelos alunos

19/03/2012 20:30

Como um aluno colocou em aula: "O que move a Ciência são as perguntas, e não as respostas", os estudantes se encheram de perguntas sobre o que eles queriam descobrir sobre o Universo (primeira temática trabalhada no 6º ano).

Após essa fase de perguntas e aguçar a curiosidade, os estudantes buscaram respostas para sua pesquisa e construímos um Congresso de Astronomia para discutir as respostas.

Abaixo estão algumas perguntas e respostas dos estudantes:

 

- Quanto tempo uma estrela vive?

R.: O astrônomo David Palmer afirma que as estrelas tem tempos diferentes de vida, depende do tamanho, de como elas são grandes. O Sol vive cerca de 10 bilhões de anos, mas uma estrela que pesa vinte vezes mais, vive apenas 10 milhões de anos, cerca de um milésimo do tempo.

(Letícia Pereira da Luz - 6º M)

 

- Existe vida em outro planeta?

R.: Em 2004 o americano Frank Wilczek afirmou que existe vida no Sistema Solar, que podem ser bactérias e não necessariamente vida na forma humana. Entretanto, nada ainda foi comprovado.

(Maria Luiza Ferreira de Oliveira)

 

- Em quantos planetas já foi descoberta a existência de água?

R.: A existência de água já foi confirmada em quatro planetas, entre eles Marte que tem calotas polares contendo água, possivelmente Netuno contém uma porcentagem mais elevada de "gelos", Júpiter possui uma lua que potencialmente tem um oceano líquido e Urano com mais gelo.

(Julia Umeoka)

 

- Um buraco negro pode ser outra dimensão?

R.: De acordo com a nova teoria, a matéria absorvida pelos buracos negros não é dividida. Em vez disso, ela aparece do outro lado, e se torna material que constrói outros universos, que podem ser outras dimensões.

(Igor Igarçaba Kovaltchuk)

 

- Como as estrelas surgiram?

R.: A maioria das estrelas se formam a partir de grandes nuvens moleculares. Quando em algum local da nuvem há uma certa densidade de moléculas massivas, essas tendem a entrar em colapso e a densidade central tende então a aumentar rapidamente como numa bola de neve, enquanto a densidade nas partes externas permanece praticamente constante.

(Eduarda Schauren Dias)