AIDS - o que é?

11/10/2011 23:49

AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é a doença que a pessoa desenvolve quando é infectada pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana).

O vírus HIV, causador da AIDS, ataca células do nosso sistema imunológico (responsável por defender o organismo de doenças) e faz várias cópias de si mesmo, infectando mais células.

Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas, e assim o organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns. Os sintomas mais comuns são febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que se aproveitam da fraqueza do organismo, podendo sofrer então de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

O vírus HIV é transmitido quando uma mucosa entra em contato com secreções do corpo de uma pessoa contaminada. A forma mais comum de existir esse contato é pelo ato sexual, quando o sêmen do homem ou a secreção da vagina da mulher podem carregar o HIV e transmitir pro parceiro quando têm relação sexual sem proteção.

A única forma de se prevenir é usando camisinha, que impede esse contato direto entre pênis e a vagina. 

Também pode ser transmitido vírus HIV através da transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas. Além disso, o vírus HIV pode ser transmitido de uma mãe infectada para o bebê durante a gravidez, parto e amamentação.