Composição do ar

11/11/2011 14:31

 

O ar é composto pelo oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e mais seis gases – argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio. Estes últimos são denominados gases raros, porque existem em pequenas quantidades no ar.


• Oxigênio: gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Ele reage com certas substancias presentes no corpo dos seres vivos e produz água, energia e gás carbônico. A energia produzida nessa reação é responsável pela manutenção da vida de todo os seres.

• Nitrogênio: é indispensável para os todos os seres vivos, porém não é absorvido diretamente pelo organismo nem animais, nem vegetais, durante a respiração. O nitrogênio é absorvido por certas bactérias que vivem no solo e na raiz de certas plantas, como ervilha, etc. Então ele é transformado em nitratos pos essas bactérias e acaba passando para os outros seres vivos que se alimentam dessas plantas.

• Gás Carbônico: é vital para as plantas, as mesmas absorvem o gás carbônico e eliminam oxigênio, tal processo é conhecido como fotossíntese.

• Gases raros: não são aproveitados pelo nosso organismo, mas são utilizados em outras tarefas que são de grande proveito para o ser humano, por exemplo, o argônio – utilizado em lâmpadas incandescentes.

 



Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com
 

https://www.brasilescola.com/biologia/composicao-do-ar.htm