Desenvolvimento de um bebê durante a gestação

14/09/2011 10:10

 A fecundação acontece quando o espermatozoide encontra o óvulo nas tubas uterinas da mulher. Após a fecundação, essa nova célula chamada de zigoto (formada da união do espermatozoide e óvulo) começa a se dividir em duas células, depois em quatro, em oito e assim sucessivamente.

Enquanto esse embrião está se dividindo, vai migrando para o útero da mãe, onde vai se fixar e ficar durante todo o desenvolvimento do bebê.

Chegando no útero da mãe, alguns anexos começaram a se desenvolver: a placenta e o cordão umbilical. Estes dois anexos são muito importantes para o desenvolvimento do bebê, pois é através deles que o bebê receberá alimento e oxigênio durante todo o desenvolvimento e eliminará gás carbônico e outras excreções.

No primeiro mês de desenvolvimento, o sistema nervoso e o sistema circulatório começam a se formar. O coração também começa a bater, mesmo que ainda de forma descompassada.

 

No início do segundo mês, o embrião o embrião apresenta botões que darão origem aos olhos, botões dos ouvidos e orifícios da boca e do nariz.

No final da oitava semana, já no fim do segundo mês, o embrião já tem um aspecto mais humano e seus órgãos do corpo estão quase todos formados, alguns em funcionamento. Quando apresentam comprimento de 3 a 4 cm, pode-se considerar que o embrião está completamente formado e passa a ser chamado de feto.

No terceiro mês, o feto já tem um aspecto mais humano. A cabeça ainda está muito maior que o resto do corpo e o rosto vai se parecendo mais com o rosto do humano: os olhos que estavam situados nos lados, passam a estar na frente do rosto, revestido por uma pele que se transformará em pálpebras, os lábios vão ganhando sua forma, enquanto as orelhas ainda estão em uma posição mais baixa. Com os membros superiores e inferiores mais compridos, é possível diferencias os dedos das mãos e dos pés. No final do terceiro mês, o feto mede cerca de 10 cm e pesa perto de 30 g.

Ao longo do quarto mês, o feto cresce bastante. A cabeça ainda continua grande, mas não tão desproporcional em relação ao corpo.

Os órgãos genitais já estão diferenciados, podendo ser definido pelo médico através do ultrassom.

Os membros encontram-se muito desenvolvidos, as mãos formadas e as impressões digitais já definidas. Os músculos estão fortalecidos e o feto começa a ficar ativo, sendo possível para mãe perceber os movimentos. No final do quarto mês, o feto mede cerca de 16 cm e pesa cerca de 150 g.

A partir daí o feto não sofre muitas modificações em seus órgãos, seus pulmões irão amadurecer para ele conseguir respirar quando nascer, começa a reagir a sons, pode até ter soluços. O feto crescerá bastante até ter o peso ideal para nascer, entre a 36ª e 39ª semana de gestação.