Ecossistema - Helena Souza Zancanaro

30/04/2012 11:33

Texto sobre ecossistema observado por Helena Souza Zancanaro:

 

    Hoje, dia 14 de abril de 2012, de noite, eu fui na Praia do Curtume, no bairro José Mendes, lá observeu que existiam residências, árvores, graminhas, areia, pedras, água do mar, barcos, ilhas, peixes, gatos, cachorros e pássaros.

    Na praia, eu tinha a impressão que as árvores eram grandes, pois estavam em cima do mar, nestas árvores tinham pássaros que repousavam durante a noite. Havia também o mar que tem vários peixes, a luminosidade daquele lugar era boa mesmo sendo noite, tinha vários postes de luz. A temperatura de lá também era agradável, mas no dia tinha um pequeno chuvisto, o cheiro da praia não era muito agradável, pois no mar tem esgoto, tem lixo então o cheiro não é muito bom.

    Esses elementos precisam de algumas coisas a mais, por exemplo, as plantas precisam de luz para fazer a fotossíntese, também tem a água que serve para os peixes viverem, serve também para as algas. Também tem as árvores, que servem para os pássaros, mas esses seres vivos não dependem só dessas coisas, por exemplo: além da água, os peixes precisam se alimentar das algas, camarões, também tem os pássaros que se alimentam dos peixes e das frutas, tem também as pessoas que comem os frutos do mar, e às vezes os gatos também se alimentam de peixes.

    Esse ambiente pode ser chamado de ecossistema porque nele tudo se interage, exemplo: a planta está crescendo, os peixes estão crescendo, na areia tem algas para os peixes comerem e muito mais e este ecossistema se relaciona com Ecologia porque Ecologia é o estudo da vida e neste ecossistema dá para estudar várias vidas, apesar do ser humano não cuidar desse meio ecológico, ainda existe vida.