Mutualismo entre plantas e formigas

27/05/2012 21:37

 

Uma relação camarada

Você sabia que formigas e plantas trocam favores?

 

Gentileza gera gentileza. Abrigo em troca de proteção (foto: Wikimedia Commons).

Gentileza gera gentileza. Já ouviu esta expressão? Pois ela diz respeito a uma das nossas melhores atitudes. E, de fato, quando somos gentis a tendência é recebemos gentileza de volta. Mas isso se dá entre nós, humanos! Na natureza, há também troca de favores que beneficiam as partes envolvidas, mas é bom que se diga: são trocas naturais e, não, intencionais!

Vejamos a troca de favores que acontece entre as formigas e uma pequena árvore conhecida como tococa, que é típica do México e da Bolívia e que, no Brasil, pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Essa planta desenvolve estruturas modificadas denominadas domáceas, que ficam na base de suas folhas e servem de morada para as formigas. Ali, esses insetos se beneficiam ao se abrigarem do Sol e da chuva. A relação entre a planta e as formigas é tão intensa, que o vegetal é classificado como mirmecófita, palavra de origem grega significa “formiga e planta”.

Ah, sim, você quer saber o que a planta ganha com isso? Pro-te-ção! Com as formigas vivendo em suas domáceas, quando outros insetos e pequenos animais herbívoros – ou seja, que se alimentam de vegetais – começam a comer a planta, as formigas entram em ação: unem-se e, rapidamente, formam um pequeno exército que ataca os intrusos. As formigas costumam ser bem agressivas na defesa do abrigo e, aí, ou os pequenos animais desistem e fogem, ou acabam mortos.

Esta associação entre a formiga e a planta é conhecida como mutualismo e ocorre, também, entre outros seres. Trata-se de uma relação em que os dois lados envolvidos são beneficiados.

De tudo isso, podemos concluir que a gentileza, mesmo quando não é intencional, é benéfica!

 

Fonte: Revista CHC | Edição 218 Por: Henrique Augusto Mews (Laboratório de Biologia Vegetal, Universidade do Estado de Mato Grosso)

Publicado em 23/11/2010 | Atualizado em 23/11/2010