Por que suamos?

31/08/2011 19:14

Por que suamos?

Conheça esse incrível mecanismo para regular a temperatura de nosso corpo!

Por: Salvatore Siciliano, Departamento de Vertebrados, Museu Nacional/UFRJ.

Publicado em 15/09/2001 | Atualizado em 04/08/2010

Por que suamos?

(Ilustração: Cruz).

Em uma frase, podemos dizer que é para regular a temperatura do corpo. Um processo que ocorre, mais ou menos, assim: o corpo humano tem uma temperatura média de 36,5 . Logo, quando ele aquece além do normal, as glândulas sudoríparas -- que se localizam na camada interna da pele, a derme -- lançam suor sobre a camada externa da pele, a epiderme, fazendo o corpo se resfriar. É por isso que quando você sua e alguém coloca a mão no seu braço ou nas suas costas diz que você está "geladinho".

São quase dois milhões e meio de glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo. Por isso, suamos nos pés, nas mãos, na barriga, na testa, debaixo do braço... Enfim, por todos os poros! Claro que nos dias quentes suamos mais, para ajudar o corpo a dissipar o excesso de calor. E aqui cabe um aviso: o suor é formado de água e sais minerais, por isso, quando suamos muito, precisamos tomar bastante líquido e redobrar os cuidados com a alimentação, para repor o que o corpo perdeu, evitando a desidratação.

E os bichos? Será que eles suam? Suam, sim! Vejamos alguns mamíferos. Micos e macacos, por exemplo, que, como o homem, pertencem à ordem dos primatas, têm as glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo, igualzinho a nós. Os ungulados, que são todos os mamíferos com casco -- o que inclui os cavalos, as antas, os rinocerontes, os porcos, os camelos e os bois, entre outros --, também têm essas glândulas amplamente distribuídas pelo corpo. Enquanto isso, em muitos roedores e carnívoros, as glândulas que secretam suor localizam-se, apenas, nos pés ou na barriga. E, nos cetáceos -- entre os quais estão as baleias, os botos e os golfinhos --, as glândulas sudoríparas não existem.

Para esses mamíferos, que passam a vida inteira na água, a temperatura do corpo é mantida estável pela grossa camada de gordura que têm sob a pele. Uma baleia pode ter uma camada de gordura variando de 15 a 30 centímetros de gordura, o que lhe permite nadar nas águas geladas dos pólos Norte e Sul. Quando sentem calor, as baleias precisam reduzir a atividade física, repousando calmamente na superfície da água para o corpo resfriar.

Os animais que possuem glândulas sudoríparas, como nós, quando sentem calor não precisam de repouso para fazer a temperatura do corpo voltar ao normal. Apenas suamos! Mas, como vimos, precisamos nos cuidar para não desidratar.

Salvatore Siciliano, 

Departamento de Vertebrados, 
Museu Nacional/UFRJ.

 

Fonte: Ciência Hoje das Crianças, https://chc.cienciahoje.uol.com.br.