Você sabia que a barba de velho associa-se com árvores... (Pedro Armando e Artur Braga)

20/08/2012 20:51

Você sabia que a barba de velho associa-se com árvores ...

 

Em nossa escola observamos várias relações ecológicas, principalmente no núcleo, nosso espaço ambiental , onde vivem vários seres vivos, a nossa dupla ( Pedro e Artur ) por exemplo pesquisamos sobre a relação ecológica Inquilinismo, sobre a Barba de Velho e uma árvore muito conhecida em nossa escola, a Figueira.

Essa associação é feita assim: A Barba de Velho ou Musgo Espanhol vive no alto das árvores o musgo pode ter até 6 metros de comprimento.

No alto a Barba de Velho é privilegiada , recebendo assim mais água, luz , nutrientes e etc , sem prejudicar a árvore .

                                              

                                           Curiosidades:

O musgo espanhol tem uma característica interessante e diferente de outras espécies de plantas ela não possui raízes pois não precisam delas, as outra plantas precisam.

A barba de velho pode ser cultivida em qualquer lugar só precisa estar pendurada  recebendo uma boa quantidade de luz e nutrientes, a barba de velho só precisa ser regada 2 vezes por semana.

O musgo espanhol quando tem a vida na natureza, pode passar por um período sem receber água da chuva então entra em período de dormência só " acorda " quando recebe uma quantidade boa de água.

Antigamente , era bastante comum nas matas , não é um parasita . Ela cresce por natureza em outra espécies de plantas , e só as utiliza como abrigo .

O Musgo Espanhol é uma planta que pode ser considerada como "predadora do ar" porque ela se alimenta de ar , água e nutrientes presentes ao ar .

Antigamente o Musgo Espanhol era importado da Espanha para outros países , pois as  pessoas  usavam ele para fazer colchões , mobilia , bancos de carros, empacotar frutas e cultivá-las.

                              

                                     Imagens:

Nós falamos tanto sobre a Barba de velho ou Musgo espanhol sobre sua importância na relação ecológica inquilinismo que ocorre em nossa escola e no mundo hoje e antigamente, agora vamos conhecer

nossos "amiguinhos"(o Musgo espanhol e a figueira) em imagens e fotogarfias:

Barba de velho ou musgo espanhol:

 

Figueira:    

 

Figueira e musgo espanhol tendo entre eles a relação harmônica do inquilinismo onde só um se beneficia o outro fica neutro sendo assim que na relaçao da figueira e do musgo espanhol, o musgo espanhol se beneficia e a figueira é neutra vamos representar isso em imagem :

 

 

 

 

 

Dupla: Pedro Armando Ielo Martins de Oliveira e Artur Braga.